sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sorteio define tempo e ordem do programa eleitoral gratuito em Juiz de Fora


Por: Renato Salles
   Os juízes José Armando Pinheiro da Silveira e Cristiano Álvares
A Justiça Eleitoral definiu a divisão de tempo do horário de propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV. 

Entre os dias 21 de agosto e 4 de outubro, cada veículo transmitirá dois programas diários, excetuando-se os domingos, com duração de 30 minutos cada. No rádio, as transmissões acontecem entre 7h e 7h30 e meio-dia e 12h30; e na TV, entre 13h e 13h30 e 20h30 e 21h. 

As publicidades dos candidatos à Prefeitura serão exibidas às segundas, quartas e sextas. Buscando a reeleição, o prefeito Custódio Mattos terá o maior tempo, com aproximadamente 10min30s em cada programa, mais de um terço do total. O segundo maior espaço será ocupado por Margarida Salomão, que terá à sua disposição 7min35s. Estreando na corrida pela PJF, Bruno Siqueira (PMDB) terá 6min44s. 

As demais candidaturas respondem por um período menor. Victória Mello (PSTU) terá 1min47s; Marcos Aurélio Paschoalin (PRP), 1min45s; e Laerte Braga (PCB), 1min40s. Os critérios adotados para a divisão levam em consideração a representatividade dos partidos que compõe cada coligação na Câmara dos Deputados. A definição aconteceu em uma reunião realizada na tarde desta sexta-feira (10), na Região Eleitoral da Mata, no Bairro Poço Rico.


  No encontro, foi sorteada ainda a ordem de aparição do primeiro programa, que vai ao ar no próximo dia 21. Laerte Braga foi o primeiro sorteado e irá abrir o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV. Na sequência, aparecem Bruno Siqueira, Victória Mello, Custódio Mattos, Margarida Salomão e Marcos Aurélio Paschoalin.


  Também foi definido o número total de inserções de 30 segundos que cada candidato terá direito ao longo das programações das emissoras. Ao todo, as publicidades ocuparão 30 minutos diários nas grades de TV e rádio. 

As peças serão exibidas inclusive aos domingos. Mais uma vez, respeitando a representatividade de partidos e coligações na Câmara, Custódio será o maior contemplado, com 945 inserções, enquanto Margarida terá 680; Bruno, 606; Victória, 160; Paschoalin, 157; e Laerte, 151. 

Um outro sorteio definiu a destinação de duas inserções extras, que haviam sobrado após a divisão entre os partidos, e as candidaturas do PCB e do PSDB ganharam mais uma inserção cada.


Vereadores

  Os programas com as propagandas dos candidatos a vereador serão veiculados às terças, quintas e sábados. A ordem de aparição de partidos e coligações do primeiro programa, definida por sorteio, é: PT (4min1s); PMN/PTN (40s); Juiz de Fora em Boas Mãos (1m10s); Juiz de Fora para Frente (5min32s); PV (1min03s); PP/PTC (2min15s); PCB (38s); Frente de Esquerda Juiz de Fora para os Trabalhadores (45s); Trabalhista e social (1min27s); Sempre Juiz de Fora (1min10s); PRP (42s); PSL (40s); Responsabilidade e Renovação (2min28s); PSDB/DEM (3min38s) Juiz de Fora Sempre no Rumo Certo (1min31s); e Juiz de Fora Unida (2min20s).


Nenhum comentário:

Postar um comentário