sexta-feira, 22 de junho de 2012

Gen Ruy Leal Campello - O Exército Perde o Bravo Soldado, e o Brasil um Patriota



Gen Ruy Leal Campello, Detentor do Bastão de Comando da FEB faleceu aos 95 anos e 5 dias ontem, quinta-feira 21 de junho de 2012 as 22h na Clinica Sao Carlos na Rua Humaitá, em Botafogo – RIO. Deixa 1 filha, 2 filhos, 6 netos e 2 bisnetas.
 
O velório será na Capela 6 do Cemitério Sao Joao Baptista em Botafogo, a partir das 12h de hoje, sexta-feira 22 jun 2012, e o sepultamento será as 16h.
 

Ao presenciar a Abertura do II Ciclo de Encontros FEBianos 2012, em 15 de março ultimo, ninguem poderia supor que em apenas 3 meses iriamos sofrer tamanha e profunda perda, quando nosso já saudoso General Campello prendeu a atenção da platéia por quase 2 horas, com a vibração e o entusiasmo que lhem eram peculiares, descrevendo a atuação da FEB em  batalhas memoráveis como a de Monte Castello, onde esteve presente, conforme relatou no seu livro Memórias de Combate - Um Capitão de Infantaria na FEB.  Nesta ocasião Gen Campello foi condecorado com a Croix du Combattant de l´Europe concedida pelo Conseil de la Confédération Européenne des Anciens Combattants  e Association Française des Anciens Combattants.
 
Que a sua alma se incorpore a corrente da Vida Eterna.
 
 
  GENERAL-DE-BRIGADA RUY LEAL CAMPELLO
16 jun 1917 - 21 jun 2012
Nasceu na Cidade do Rio Grande - RS. Formou-se pela Escola Militar do Realengo em 1940. Na FEB, foi Subcomandante da 5a Cia/1o RI. No final de 1945, promovido a Capitão, permaneceu no Regimento Sampaio comandando esta Cia. Integrou o “Batalhão Suez”. Em 1959, serviu no QG do I Exército, sob o comando do Gen Odylio Denys, passando para o Gabinete do Ministro, com a ascensão do Gen Denys a esse cargo. De 1961 a 1964 serviu no EME. Em abril de 1964 passou a integrar a 2a Seção do EM/1a DI, comandada pelo Gen Orlando Geisel e posteriormente o Gabinete do Ministro Costa e Silva. De 1966 a 1968, comandou o Regimento Sampaio. Cursou a ESG. Chefiou o Gabinete do Ministro Orlando Geisel. Serviu nos EUA na CMBW. Ao retornar ao Gabinete do Ministro, em 1973 foi promovido a General de-Brigada, exercendo os cargos de Diretor de Movimentação, Comandante da 8a Bda de Inf Mtz e Diretor do Pessoal Civil. Deixou o serviço ativo em 1978. 
Dentre as condecorações que lhe foram outorgadas, por sua participação na FEB, destacam-se: Cruz de Combate de 2a Classe, Medalha de Campanha, Medalha de Guerra e Cruz ao Valor Militar, da Itália. 
Em cerimônia realizada domingo 18 out 2009 no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Gen CAMPELLO recebeu o Bastão de Comando da FEB das mãos do Gen Ex Rui Monarca da Silveira, Chefe do DECEX, sucedendo o saudoso Marechal Levy Cardoso, antigo detentor, falecido em 13 mai 2009. Os Marechais Cordeiro de Farias e Machado Lopes foram os primeiros detentores do Bastão de Comando da FEB, confeccionado em pau brasil. 
Gen Campello escreveu o livro Um Capitão de Infantaria da FEB - Biblioteca do Exército Editora - 1999, e um capitulo do livro Soldados que Vieram de Longe - AHIMTB 2008 (I. Blajberg). Exerceu até meados de 2009 a Presidência do Conselho Deliberativo da ANVFEB. Residia no Rio de Janeiro, no bairro de Laranjeiras. 
 
Prof. Israel Blajberg
Assessoria de Imprensa e Divulgação
Casa da FEB
 
22 jun 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário