sexta-feira, 11 de maio de 2012

ÂNGELO SAVASTANO - OFICINA DE FOTOJORNALISMO



A semana de Comunicação da Estácio apresentará uma serie de oficinas, palestras e debates, entre os dias 14 a 16 de maio de 2012.

Ângelo Savastano estará ministrando no dia 16 de maio, às 21 horas, na sala 340,  a oficina abaixo :


 UM OLHAR SOBRE O FOTOJORNALISMO

               EXPERIÊNCIAS DE UM REPORTER FOTOGRÁFICO



Estamos vivendo a era da imagem.  

Muito além de serem meras coadjuvantes nas matérias jornalísticas as imagens que hoje são utilizadas tornam o fotojornalismo a atividade que visa informar, contextualizar e esclarecer assuntos de interesse jornalístico.

O poder da imagem já está tão consolidado que ela é considerada, muitas vezes, uma substituta das palavras. A fotografia, segundo esta visão, não mente, sendo uma espécie de prova. A foto pode distorcer, mas sempre existe o pressuposto de que algo existe, ou existiu, e era semelhante ao que está na imagem.

Apesar da evolução histórica, a fotografia jornalística continua a passar pelo espelho do real, tal como este se apresenta perante a câmara num breve instante, isto é, o que a foto registra "é verdade", aconteceu, e o fotografo esteve lá para testemunhar. 

A oficina tem por escopo levar aos alunos informações teóricas e a prática do exercício diário de um repórter fotográfico.

O "OLHAR" do profissional ao fazer uma cobertura de um fato jornalístico deve ser próprio e ético, pois através de suas imagens cria a narrativa do fato que será captada pelo leitor.

Angelo Savastano

Informações: Agência  Experimental de Jornalismo da Estácio:
Jornalista responsável: profª. Izaura Rocha
Texto: Géssica Soares – 1º período
3249-3600 / Ramal 3661
agenciajn.jf@estacio.br
agenciajn.jf@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário