quinta-feira, 12 de abril de 2012

Denúncia pelo Procon Fone gera fiscalização e apreensão de produtos


A disponibilização do Procon Fone à população já gera resultados. Nessa terça-feira, 10, a partir da denúncia de um consumidor, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF), com o apoio dos fiscais da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), apreendeu em um supermercado da cidade mais de 45 kg de produtos impróprios para o consumo.

Os produtos, que incluem carne, salsicha, linguiça, presunto e iogurte, estavam com prazo de validade vencido e/ou conservados de forma inadequada, estando em refrigeradores com temperatura superior à necessária para seu armazenamento.

Os autos de infração serão agora encaminhados à Vigilância Sanitária Municipal, que aplicará as penalidades cabíveis ao caso. Todos os alimentos foram encaminhados ao Aterro Sanitário Municipal.

Denúncias

A denúncia chegou até o Procon através de um consumidor insatisfeito que ligou para o Procon Fone. Ele se queixou de que comprou uma carne no estabelecimento, e, ao chegar em casa, percebeu que o produto apresentava forte odor. As equipes do Procon e os fiscais investigaram as suspeitas e confirmaram as irregularidades, constatando que realmente produtos impróprios estavam sendo comercializados.

O caso demonstra que o cidadão tem papel fundamental na garantia de seus direitos, estando o Procon disponível para atender e investigar as denúncias que são apresentadas. As pessoas que observarem irregularidades e desejarem denunciá-las podem procurar os diversos canais disponibilizados: Procon Fone, o Procon Móvel e, ainda, o atendimento presencial na agência.

Para isso, o Procon orienta que as pessoas devem registrar o máximo de informações possíveis para especificar o caso: notas fiscais, endereço do estabelecimento, marca do produto e data da compra. Além disso, na compra de produtos refrigerados, como carnes e laticínios, os consumidores precisam estar atentos aos seguintes pontos:

- A embalagem das carnes precisa apresentar: o carimbo roxo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do Serviço de Inspeção Estadual (SIP), que indica que a carne foi aprovada pela fiscalização; identificação da origem; etiqueta-lacre; nome do frigorífico; data de embalagem e de validade; sexo e tipo de animal.

- Nos balcões frigoríficos existe uma linha vermelha. Os produtos dentro do balcão não podem ficar acima desta linha.

- Acúmulo de água ou umidade nos balcões frigoríficos significam temperatura incorreta. Os alimentos congelados mantidos nessas condições estragam.

- Alimentos congelados e resfriados devem ser escolhidos no final das compras, logo antes de se dirigir ao caixa, evitando que fiquem expostos à temperatura ambiente.

O atendimento pelo Procon Fone é feito pelos números 3690-7610 e 3690-7611, de 9h às 18h.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon, pelo telefone 3690-8439.


PROCON

Nenhum comentário:

Postar um comentário