sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Juiz de Fora poderá ter uma árvore para cada carro vendido


A ideia é levar esses estabelecimentos a contribuir para compensar a emissão de dióxido de carbono

A cada um novo carro circulando uma árvore será plantada em Juiz de Fora. A Câmara aprovou projeto de lei do vereador Francisco Canalli (PMDB) que determina às concessionárias de automóveis e de motocicletas a plantar uma árvore a cada veículo ou motocicleta zero quilômetro comercializada. A ideia é levar esses estabelecimentos a contribuir para compensar a emissão de dióxido de carbono. A regulamentação da matéria será de responsabilidade do Executivo.
Caberá ao órgão responsável pela política ambiental da Prefeitura promover o plantio. Ele se dará em áreas de preservação permanente, reservas florestais, parques, Jardins, corredores ecológicos ou em outro ambiente ecologicamente apropriado, após autorização da Agenda JF e da Administração Municipal. As concessionárias serão responsáveis pela manutenção e conservação das plantas durante dois anos.
Canalli explica que o projeto tem por base três fundamentos: a compensação ambiental, a educação ambiental, em função do plantio poder ser realizado com a participação de entidades civis e escolas públicas; além da ampliação de áreas verdes para melhoria da qualidade de vida da população.
Os veículos movidos por combustíveis fósseis são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica na área urbana. O vereador chama atenção para o impacto na frota da cidade. São mais de 180 mil veículos, dos quais 125 mil automóveis e 23 mil motos, o que justifica a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário